Método

Aulas semanais com 30 minutos ou 1 hora de duração.

Utilizamos elementos dos métodos de S.Suzuki, Paul Rolland, Mimi Zweig e da escola Fukuda para oferecer uma formação musical completa e capacitar o aluno a tocar com facilidade, naturalidade e expressão artística.

Paul Rolland, um dos maiores pedagogos de instrumentos de cordas do século XX, exerceu enorme influência no ensino do violino, principalmente nos EUA. Influenciado por Waldbauer, que foi seu professor na Academia Franz Liszt, em Budapeste, Rolland estudou o funcionamento mecânico do corpo e como este se aplica à técnica violinística. Para Rolland, o corpo humano funciona como um sistema de molas flexíveis, sempre propício ao movimento e jamais deve permanecer estático em uma posição fixa. A base da técnica está na liberdade e a naturalidade dos movimentos. Suas ideias de como tocar sem tensão, com naturalidade e boa sonoridade foram demonstradas na série de 14 vídeos Teaching of Action in String Playing, disponível no site http://www.paulrolland.net/index.html

Shinichi Suzuki desenvolveu o Método da Língua Materna, também conhecido como Educação do Talento. Como todas as crianças aprendem a falar a língua materna com naturalidade e perfeição, o mesmo sistema pode ser usado para ensinar música – ou qualquer outra habilidade. Um bebê aprende a falar por imitação, após ouvir as palavras serem repetidas muitas vezes, geralmente pelos pais, que estão ativamente envolvidos no processo de aprendizagem e aplaudem com imensa satisfação a cada nova palavra aprendida. Da mesma forma, toda criança pode aprender a tocar um instrumento, desde que esteja num ambiente que estimule o aprendizado, que valorize seu desenvolvimento e encoraje seu progresso. De uma forma natural e didática, as crianças podem começar a aprender um instrumento por volta dos 3 ou 4 anos de idade. Para saber mais, acesse http://suzukiassociation.org/

Mimi Zweig é atualmente diretora do programa preparatório de cordas da Indiana University, em Bloomington, EUA, um dos programas de ensino mais bem sucedidos daquele país. Incorporando aspectos dos métodos de P. Rolland, S.Suzuki e suas próprias ideias, Zweig desenvolveu sua pedagogia de forma prática e sistemática. Disponível no site www.stringpedagogy.com é hoje uma referência mundial no ensino de cordas.

A Escola Fukuda é hoje uma das principais referências no ensino de cordas no Brasil. Fundada há mais de quarenta anos por Yoshitame Fukuda, é formada por vários professores que seguem um mesmo esquema técnico, didático e musical, o que permite a formação sequenciada e continuada dos alunos. Seus principais representantes são Elisa Fukuda e os professores do Instituto Fukuda. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário