Utilizamos elementos dos métodos de S.Suzuki, Paul Rolland, Mimi Zweig e da escola Fukuda para oferecer uma formação musical completa e capacitar o aluno a tocar com facilidade, naturalidade e expressão artística.
Paul Rolland, um dos
maiores pedagogos de instrumentos de cordas do século XX, exerceu enorme
influência no ensino do violino, principalmente nos EUA. Influenciado por
Waldbauer, que foi seu professor na Academia Franz Liszt, em Budapeste, Rolland
estudou o funcionamento mecânico do corpo e como este se aplica à técnica
violinística. Para Rolland, o corpo humano funciona como um sistema de molas
flexíveis, sempre propício ao movimento e jamais deve permanecer estático em
uma posição fixa. A base da técnica está na liberdade e a naturalidade dos
movimentos. Suas ideias de como tocar sem tensão, com naturalidade e boa
sonoridade foram demonstradas na série de 14 vídeos Teaching of Action in
String Playing, disponível no site http://www.paulrolland.net/index.html
Shinichi Suzuki
desenvolveu o Método da Língua Materna, também conhecido como Educação
do Talento. Como todas as crianças aprendem
a falar a língua materna com naturalidade e perfeição, o mesmo sistema pode ser
usado para ensinar música – ou qualquer outra habilidade. Um bebê aprende a
falar por imitação, após ouvir as palavras serem repetidas muitas vezes,
geralmente pelos pais, que estão ativamente envolvidos no processo de aprendizagem
e aplaudem com imensa satisfação a cada nova palavra aprendida. Da mesma forma,
toda criança pode aprender a tocar um instrumento, desde que esteja num
ambiente que estimule o aprendizado, que valorize seu desenvolvimento e
encoraje seu progresso. De uma forma natural e didática, as crianças podem
começar a aprender um instrumento por volta dos 3 ou 4 anos de idade. Para
saber mais, acesse http://suzukiassociation.org/
Mimi Zweig é
atualmente diretora do programa preparatório de cordas da Indiana University,
em Bloomington, EUA, um dos programas de ensino mais bem sucedidos daquele
país. Incorporando aspectos dos métodos de P. Rolland, S.Suzuki e suas próprias
ideias, Zweig desenvolveu sua pedagogia de forma prática e sistemática.
Disponível no site www.stringpedagogy.com
é hoje uma referência mundial no ensino de cordas.
A Escola Fukuda é
hoje uma das principais referências no ensino de cordas no Brasil. Fundada há
mais de quarenta anos por Yoshitame Fukuda, é formada por vários professores
que seguem um mesmo esquema técnico, didático e musical, o que permite a
formação sequenciada e continuada dos alunos. Seus principais representantes
são Elisa Fukuda e os professores do Instituto Fukuda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário